O grande segredo para comprar livros gastando bem pouco por eles

Quem é leitor e preza por ter seus livros físicos em casa sabe que o custo não é lá bem barato. E quando falamos de livros que são bons de verdade, edições, bonitas resistentes e de traduções confiáveis… O suspiro é quase inevitável.

Você pode até argumentar que manter um hábito que pode ser considerado o melhor que existe compensa o preço, que gostar de ler é para poucos, que cada livro lido é um investimento que você faz para toda a vida e enfim.

Se eu fosse argumentar com você e ousar citar cada motivo para justificar os preços que pagamos em nossos livros, garanto a você e a qualquer outra pessoa que eu teria uma lista enorme de porquês.

Aliás, minha família vê quantos livros tenho na minha estante, meu marido sabe o quanto pago e paguei por cada um deles e minha mãe os recebe para mim quando compro online. A lista não seria nada pequena.

Mas pagar pouco por livros é minha escolha sim!

Existem muitos livros que gostaria de ler em algum momento da minha vida, que tenho certeza que daqui há alguns anos não perderei a vontade de ler. É neles que eu miro. E é neles em que você deve mirar.

comprar-livros-bratos

Você precisa conhecer bem qual é o seu gosto e acompanhar o preço daquilo que gosta. Pode comprar um livro por mês? Pode comprá-los online? Siga os seguintes passos:

  1. Crie uma lista de desejo;
  2. Anote os preços de cada livro em papel;
  3. Analise os preços que baixaram mais;
  4. Compre o que está mais barato.

Pronto. Fim. Mistério solucionado! Hahaha! Brincadeira. Mas é quase isso! Já se forem livros que não são vendidos na internet e você só pode encontrar em livrarias, não se preocupe, tenho outra solução também.

Comprar livros em livraria física

Por experiência própria, as livrarias que tenho acesso são em lugares onde o público que as frequenta possuem bem mais grana que eu. É triste, mas é a realidade que conheço e que não me permito entrar – por enquanto, e eu ouvi um amém? rsrs

Sendo assim, sei quais são os que encontrarei por ali e é neles que faço as pesquisas de preço. Compro poucos, não posso negar, porém, quando os compro eu sei que são livros que de duas uma:

  1. Preciso com urgência para o dia seguinte (faculdade, trabalho);
  2. Não vende online e se vende, o preço está menor.

livros-baratos

Comprar livros na internet

Já online o esquema é outro. Praticamente faço o que falei mais acima. Tenho lista de compras na Amazon e estou sempre de olho nos que quero comprar futuramente. Quer um exemplo?

Comprei em 2021 o livro O ceifador, por Neal Shusterman, quando estava bem baixo do preço padrão, que fica na faixa dos R$30. Todavia, sabia que não o leria nem tão cedo. E o que aconteceu? Está pleno na minha estante.

Mas olha a novidade: após o hype dele passar, cerca de 6 meses depois, encontrei as sequencias com desconto ótimos e claro, amei a economia. Entende que a questão é espera e pesquisa?

O grande segredo para economizar comprando livros

Então, deixe de gastar seu dinheirinho suado e claro, aposte no cashback também, faça uma conta no Meliuz com meu código, ajude a amiga e receba mais dinheirinhos de volta! Vamos ao grande segredo a seguir? 

Nunca compre na fúria do momento. Aprenda a esperar. 

livros-com-descontos

1 – Faça uma lista do que quer 

Como falei, faça lista com todos os livros que você:

  • Quer ler muito;
  • Quer ler um dia;
  • Quer ter para ler num futuro muito distante.

Anote os preços de lápis, vá comparando todo mês e compre apenas quando eles estiverem mais barato do que o preço de costume.

2 – Planeje sua compra

Percebe que não estou dizendo para nunca comprar um livro quando quer, não é? É preciso aprender a ponderar os seus momentos. Se você quer muito ler um livro, pense nos motivos.

Se tem o dinheiro e quer acima de tudo ler ele, começar o quanto antes, compre. Você não vai perder uma vida por causa disso. Só pode ter deixado de esperar para pagar mais barato por ele; ou não.

Por isso repito: aprenda a ponderar. Mas se dá para esperar um pouquinho mais, se é um lançamento pouco urgente, se está em alta e tem outros na frente que você já pode começar, espere. Essa decisão só caberá à você!

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *