Como assim não tinha assistido O Grande Gatsby antes? Como um filme tão bom foi escanteado por mim durante todos esses anos após o seu lançamento em 2013?
Decidi que estaria finalmente me aventurando por filmes “antigos” que fizeram e fazem sucesso até os dias atuais. Tenho uma lista particular que pretendo terminá-la em menos de um ano e claro, esse queridinho estava nela.
Baseado no livro de mesmo nome e escrito pelo mestre F. Scott Fitzgerald, a história de um anfitrião milionário que fazia festas épicas e nem mesmo se preocupava em aparecer nelas é uma mistura de drama extremo com suspense sensacional.
Com um elenco fenomenal, Jay Gatsby é interpretado por Leonardo DiCaprio e é um homem que enche a todos que queiram saber quem realmente ele é.
Nick Carraway (Tobey Maguire) conhece o vizinho após se mudar para uma casa perto da praia bem do lado da dele. Depois de receber um convite para comparecer em uma de suas festas, o mais delicioso suspense começa a acontecer.
Assim que chega na mansão do Gatsby, encontra praticamente toda alta sociedade no evento. Só que percebe que, aparentemente, só ele havia recebido o tal convite.
Você, assim como o próprio Nick, que até então aparenta ser só mais um cara cheio de sonhos e planos para enriquecer, se vê perdido nos porquês de ter sido a única pessoa a ser convidada para uma festa onde todo o resto simplesmente foi.
Só que foi durante treinamento para a infantaria na Primeira Guerra Mundial que o Jay conheceu a Daisy Fay, prima do Nick. Apaixonado por ela, não pode casar-se com Daisy por ser pobre.
Você simplesmente não consegue saber se o Gatsby de fato era uma pessoa ruim demais ou muito boa. Quem era aquele homem que virou um arquétipo para todos os que viviam na ganância?
Querendo reconquistar Daisy, que vive com um marido que lhe trai, Jay não aceita a proposta da amada de simplesmente fugir. Ele queria simplesmente voltar no tempo e viver a vida que sempre sonhou ao lado da mulher que sempre amou.
O final do filme é mesmo tão trágico, de uma forma tão surpreendentemente bela, que você se rende e aceita que o filme é mesmo sensacional. Ainda que nada tenha dado certo para o grande Gatsby.
Cheio de reflexões, morto injustamente por encobrir uma merda muito grande feita por Daisy em vingança pelas traições do marido, Nick se vê sozinho na enorme mansão para o velório do amigo.
E sim, posso dizer que sem dúvida esse é um dos melhores filmes que assisti nos últimos anos.
Como cheguei a falar no começo, O Grande Gatsby era um dos filmes bem aplaudidos que queria assistir e ainda não tinha o feito. Sem doses de vergonha, estão os que finalmente assistirei:
Descubra os melhores livros de 2024 selecionados pela The New York Times. Esta lista é…
Abandonar livros sem culpa pode ser libertador. Sim, você leu certo. Aquele peso que sente…
Black Doves é a série lançada recentemente pela Netflix e vem chamando a atenção pelo…
Para quem ama uma boa lista de indicações, aqui estão 5 livros do Stephen King…
Clarice Lispector, em sua escrita única e introspectiva, mergulha em reflexões sobre os aspectos mais…
A Geração de 45 foi um movimento literário que emergiu no Brasil na década de…