Se você procura uma opção de série que possa ser fascinante e que te prenda do início ao fim, acerta em O Gambito da Rainha. Seja pela pura pressão ou inspiração, é muito boa para deixar passar.
Lançada pela Netflix em 2020, O Gambito da Rainha se passa se passa na década de 60 e conta a história de uma garota genial no xadrez. Porém, por trás da grande mente brilhante das jogadas, os problemas reinam.
Deixada em um orfanato após a morte de sua mãe, a superação de Beth começa com a ajuda de um zelador chamado Sr. Shaibel, interpretado por Bill Camp, que lhe apresenta o xadrez.
Baseada no romance de mesmo nome escrito por Walter Tevis em 1983, a série é ambientada nos anos 1950 e 1960 e conta a história de Beth Harmon, um prodígio do xadrez, que é interpretada pela atriz querida Any Taylor-Joy quando mais velha e Isla Johnston quando pequen.
Descobrindo ter um talento extraordinário para o jogo, é o Sr. Shaibel quem lhe ajuda a aprimorar tudo o que começa a aprender. Mas como nem tudo são flores, começando pelo fato de ser mulher, o peso de ser um gênio começa a crescer.
Mare Easttown é a série dramática que você procura para assistir
Tendo que lidar com dependência química, solidão e questões de identidade, as competições domadas por homens são pequenos problemas quando comparado ao dom que tem.
Beth chega a participar de torneios e enfrenta jogadores experientes que subestimam tudo o que ela sabe, incluindo seu principal rival, o campeão russo Vasily Borgov (Marcin Dorocinski).
O Gambito da Rainha é uma estratégia na qual as peças brancas fazem uma jogada no início da partida. Nessa estratégia, o peão da rainha é sacrificado para que se possa ter o controle estratégico sobre o centro do tabuleiro – interessante até para quem não joga xadrez.
E é muito importante destacar que a rainha não está interagindo diretamente na jogada, mas desempenhando o papel de identificar o peão a ser sacrificado.
De acordo com a própria Nettflix, O Gambito da Rainha é uma história fictícia. Ainda em 2021, um processo chegou a ser polêmica mundial justamente sobre esse assunto.
Nona Gaprindashvili, que é uma grande lenda soviética do xadrez, chegou a exigir meros cinco milhões de dólares (4,24 milhões de euros) da Netflix. A acusação foi de que a plataforma chegou a descrever sua carreira de forma exagerada.
Sendo a primeira mulher a obter o título de grande mestre de xadrez, a sua defesa declarou ainda que a produção “é manifestamente falsa, além de grosseiramente sexista e difamatória”.
Já no final da série, há uma a partida que a Elizabeth Harmon chega enfrentar e vencer Vasily Borgov. Mesmo não sendo exatamente igual, ela foi inspirada na partida Ivanchuk x Wolff.
De uma coisa não podemos negar, a série é mesmo sensacional, xadrez é mesmo uma arte insigne e as histórias dessas mulheres e homens enxadristas são mesmo emocionantes (e pouco jogo xadrez).
O Gambito da Rainha é uma série de sucesso que combina equilibradamente drama, tensão e assuntos sociais relevantes que são relevantes até os dias de hoje.
Com uma protagonista cativante e performances excepcionais, a série merece a legião de fãs que conquistou em apenas um mês de lançamento com recordes e permanece sendo uma das produções mais aclamadas da Netflix nos últimos anos.
Descubra os melhores livros de 2024 selecionados pela The New York Times. Esta lista é…
Abandonar livros sem culpa pode ser libertador. Sim, você leu certo. Aquele peso que sente…
Black Doves é a série lançada recentemente pela Netflix e vem chamando a atenção pelo…
Para quem ama uma boa lista de indicações, aqui estão 5 livros do Stephen King…
Clarice Lispector, em sua escrita única e introspectiva, mergulha em reflexões sobre os aspectos mais…
A Geração de 45 foi um movimento literário que emergiu no Brasil na década de…