Os sofrimentos do jovem Werther – Johann Wolfgang von Goethe
Os sofrimentos do jovem Werther é um clássico romance escrito por Johann Wolfgang von Goethe que foi publicado pela primeira vez em 1774.
Sendo um dos maiores nomes da literatura alemã, Goethe é considerado principal precursor do romantismo. Não sendo apenas cheio de amor, o livro é denso e tem uma história lamentável com final trágico.
O que fala o livro O sofrimento do jovem Werther?
O livro o sofrimento do jovem Werther conta a história de um rapaz que vive longe de sua família e sempre troca cartas com um amigo, o Wilhelm, sobre o que se passa em sua vida.
Werther começa lhe contar como conheceu uma jovem moça e se apaixonou por ela. Mas Charlotte já estava prometida para outro rapaz, o Albert, que vivia passava muito tempo longe e permitia que a amizade entre os dois se intensificasse.
Acompanhando pelas cartas enviadas ao Wilhelm, vemos o começo, meio e fim dessa paixão avassaladora.
Resumo do livro de Goethe
Werther chega a criar uma amizade muito intensa com Lotte, sua família e quando volta para casa e se casa com sua prometida, com o Albert também.
Mas ao ver que o casal firma casamento, Werther não desiste do seu amor por Charlotte. Sem ser correspondido, o jovem começa a entrar em uma profunda tristeza e tudo o que ao seu redor era belo, começa a desaparecer.
Alerta de Gatilho
Aviso aos Leitores: O livro aborda temas profundos de tristeza, depressão e suicídio. Ele é conhecido por seu impacto emocional significativo e pode conter gatilhos para pessoas sensíveis a essas questões. Se você está passando por dificuldades emocionais, considere procurar ajuda profissional antes de ler este livro.
O que foram Os sofrimentos do jovem Werther?
Os sofrimentos do jovem Werther mostra como o amor não correspondido faz acabar com todo o sentido de viver e nascer os grandes questionamentos da vida.
“Deus do céu! É esse o destino que o senhor fez para o ser humano, de só ser feliz antes de encontrar a razão, ou depois de perdê-la? Que miserável”
Tal intensidade do livro fez nascer naquela época uma onda gigante de tristeza entre os jovens e estudos afirmam que, por causa deste livro, o número de suicídios chegou a aumentar drasticamente.
O que acontece no final do livro Os sofrimentos do jovem Werther?
Para Werther, que no começo sempre se mostrava ser um belo apreciador das coisas mais simples e bela, sem o amor tudo deixou de ser bonito.
E se afundando em extrema tristeza, vendo que, mesmo confessando que havia reciprocidade de tal sentimento da parte de Lotte para com ele, a razão que falava mais alto tirava todo o seu sentido de viver.
No fim do livro, Werther pede para que Wilhelm mande desculpas para sua mãe porque ele não conseguiria viver e, com a arma emprestada de Albert, tira sua própria vida no seu quarto.
O efeito Werther
O Efeito Werther descreve um fenômeno onde a divulgação de um suicídio pode levar outras pessoas vulneráveis a imitarem o ato. O termo foi criado pelo sociólogo David Phillips em 1974.
E foi justamente baseado no impacto que o livro teve ao aumentar as taxas de suicídio entre jovens na Europa. Em alguns países, como Itália e Dinamarca, a circulação do livro foi proibida para evitar que o “efeito Werther” aumentasse as taxas de suicídio.
Esse impacto foi um dos primeiros exemplos documentados de suicídio imitativo, onde um evento midiático pode levar a um aumento de suicídios entre indivíduos expostos a ele.
O suicídio como contagioso
Estudos subsequentes demonstraram que a cobertura midiática de suicídios, especialmente quando feita de maneira sensacionalista ou glorificada, pode aumentar significativamente o risco de suicídios imitativos.
Exemplos modernos do Efeito Werther incluem o aumento das taxas de suicídio após a morte de celebridades como Kurt Cobain e a preocupação com a série “13 Reasons Why” (A mente é maravilhosa).
Por isso indicamos tal cuidado para com esta leitura.
1 Response
[…] descreve o poeta como um indivíduo superior, enviado por Deus, que carrega consigo o fardo do sofrimento e da beleza. Tem como não se […]