Primeiras impressões de Os sofrimentos do jovem Werther

As primeiras impressões do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, escrito por Johann Wolfgang von Goethe, poderia ser resumida em uma frase: eu vou chorar.

A obra-prima do romantismo alemão foi publicada pela primeira vem em 1774. Explorando as intensas emoções humanas e os tormentos do amor não correspondido.

Por trás desse livro, surgiram diversos movimentos românticos e até uma onda de sofrimento tomou conta dos jovens da época, impactados pela disseminação e sucesso de vendas de Os Sofrimentos do Jovem Werther.

O que fala Os sofrimentos do jovem Werther

O livro é narrado através de cartas escritas pelo jovem Werther a seu amigo Wilhelm. Werther, um jovem sensível e apaixonado, se muda para uma pequena vila onde conhece Charlotte, uma jovem encantadora por quem ele se apaixona perdidamente.

primeiras-impressoes-de-os-sofrimentos-do-jovem-werther

No entanto, Charlotte está noiva de outro homem, Albert, o que leva Werther a um estado crescente de desespero e angústia profunda sobre o que fazer com a própria vida.

Sendo um rapaz apaixonado, Werther descreve seus sentimentos, ações, lugares, percepções e até orações e questionamentos sobre a vida e o que Deus trouxe ao homem cru na terra.

Dedicatória do livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector é emocionante

Um tipo de escrita descritiva

Goethe faz com que Werther seja um jovem apreciador das coisas belas. Sem o amor de Lotte, acompanhamos o jovem se afundar em lamentos, solidão e até a desvalorização dos eu viver.

Particularmente, embora seja um livro muito doloroso, os trechos belissímos que estão presentes faz com que as minhas primeiras impressões sobre Os sofrimentos do jovem Werther seja acolhedora e reflexiva.

Até o fim, mesmo sentindo tal impaciência com as ruínas em que Werther cria para sua vida, tenho certeza que o apreço por esse livro é muito maior do que as negativas carregadas sobre ele por tantos séculos.

Essa exploração honesta das emoções humanas torna este livro uma leitura essencial para qualquer amante da literatura clássica. Falaremos muito dele por aqui.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *