Quem foi A.-D. Sertillanges, autor de A Vida Intelectual

Antonin-Dalmace Sertillanges, muito conhecido por Antonin-Gilbert Sertillanges e principalmente por A.-D. Sertillanges, é o autor do livro A Vida Intelectual.

Nascido em Clermont-Ferrand (França) em 16 de novembro de 1863, foi um filósofo e teólogo considerado um dos maiores nomes neotomismo na primeira metade do século XX.

Foi quando ingressou na ordem dos dominicanos que decidiu mudar seu nome próprio Antonin-Gilbert, ainda em 1883. Em 1900 se tornou professor de Ética no Instituto Católico de Paris.

Sendo chefe de redação da Revue Thomiste, ganhou notoriedade quando passou a publicar seus estudos sobre São Tomás de Aquino e escritos sobre Henri Bergson.

quem-foi-a-d-sertillanges

Em 1918 se tornou membro da Académie des Sciences Morales et Politiques e em 1923 se tornou professor de Ética Social no convento Le Saulchoir, depois de voltar de Jerusalém onde passou um bom tempo por lá.

Falecendo aos 85 anos de uma parada cardíaca, Sertillanges estava em uma convenção oito anos após.

O que fala o livro A vida intelectual de Sertillanges?

Sendo o livro mais conhecido do Sertillanges, A Vida Intelectual é um livro que mostra a real importância de ter uma vida baseada em estudos relevantes para se tornar uma pessoa verdadeiramente sábia.

Para ele, “quando o intelectual pensa corretamente, segue a Deus mesmo.”

Tendo então a necessidade de abdicar muitas coisas para expandir o intelectual, Sertillanges fala sobre as vocação, virtudes, organização da vida e do tempo e o trabalho e homem.

Baseando-se na célebre carta de São Tomás de Aquino, o Sobre o Modo de Estudar, o livro carrega os melhores conselhos para quem busca uma vida intelectual verdadeira.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *