Resenha do livro É Assim que Acaba (Colleen Hoover)
Há quem diga que É Assim que Acaba é o melhor livro que a Colleen Hoover já escreveu na sua vida. Não por menos, a comoção está sendo grande com o lançamento do filme.
Programado para ser estreado ainda em 2024, a adaptação tem como a Blake Lively, a querida e adorada Serena van der Woodsen, de Gossip Girl.
Só que assim como nem todo mar vive de calmaria, há quem reclame das escolhas – e muito. E com toda razão, falo declarando meu lado, até a própria CoHo já se pronunciou sobre serem reclamações irrelevantes.
No entanto, estamos aqui para falar sobre o livro É Assim que Acaba. O filme vamos falar depois. Como então É Assim que Acaba consegue conquistar tanta gente ao redor do mundo?
O que acontece no livro É Assim que Acaba?
É Assim que Acaba conta a história de uma jovem que passou por toda a infância convivendo com pais tóxicos dentro de casa. Depois do falecimento do pai, Lily decide viver um recomeço na sua vida e deixar todo trauma para trás.
Conhecendo um médico chamado Ryle, ela sente que finalmente vai viver o amor que sua mãe nunca viveu com seu pai. Só que durante um acidente, ela acaba conhecendo um lado dele que jamais imaginou que existisse.
Revivendo histórias do seu passado através de diários da adolescência, conhecemos como era a relação do seu pai com sua mãe. É quando o assunto delicado abordado em É Assim que Acaba começa.
- Como uma mulher ainda fica com um cara desse?
- Por que ela não pediu ajuda?
- Por que nunca chegou a conversar com alguém antes?
- Como assim esconder?
Colleen Hoover consegue mostrar de uma forma dolorosa e reflexiva como essa situação vai muito mais além do que qualquer pessoa possa conseguir explicar.
“Ele não é igual ao meu pai… Ele faz caridade… Ele é um homem bom…”
Quais os gatilhos de É Assim que Acaba?
Os gatilhos presentes no livro É Assim que Acaba mostra situações delicadas de violência doméstica, de sofrimento psicológico e até mesmo estupro e vivido por sua mãe.
Após o que pensava ser momentos isolados, Lily começa perceber semelhanças entre o que sua mãe viveu e o que ela está passando agora. O livro é mesmo muito delicado e emocionante.
As justificativas que ela lhe dá tentam ser convincentes e parte o coração de qualquer pessoa que se esforce para refletir sobre esse assunto tão pouco falado. Você vai querer chorar muito!
O que Ryle fez com Lily
Perdendo a paciência, Ryle chega a bater em Lily, mas isso acaba não sendo uma única vez. Após o casamento, (ALERTA DE SPOILER), ele descobre os diários de Lily e conhece sua história com Atlas, seu primeiro amor.
Bêbado, Ryle lhe fere e lhe coloca no pior momento de sua vida por ciúmes. É quando Lily confessa pensar que seria o dia de sua morte e finalmente decide buscar ajuda – mas não da forma que você espera.
Com quem Lily fica?
É Assim que Acaba termina com Lily finalmente dando uma chance para seu amor com Atlas. Não insistindo com o casamento com o Ryle.
Em uma escrita impecável, você até pensa que Lily vai tentar se esforçar para manter o seu casamento por causa da sua filha. Como criá-la de uma maneira amável? Como ser diferente da família que teve?
Mas diferente do que você pensa, É Assim que Acaba não mostra o fim de Lily com Atlas. Ela encerra a dor que sentia e o medo que nasceu dentro do seu peito.
Reforço, essa é uma leitura necessária.
2 Responses
[…] querido site todos os dias recebem leitoras sobre as principais obras dela. Sendo assim, ao terminar mais um, e de tanto vocês procurarem sobre por onde começar, resolvi […]
[…] juntos, criam uma família e um segredo é revelado. Mas só lendo para você descobrir qual é. Colleen Hoover soube chocar nesse aqui, […]